segunda-feira, 9 de maio de 2011

Instrumentos da Política Monetária

A presente atividade tem por objetivo apresentar e discutir sobre instrumentos de política monetária, apresentando a importância do uso correto desses instrumentos no controle e manutenção da economia.




   A política monetária é a atuação de autoridades monetária controlando a quantidade de moeda em circulação, do crédito, das taxas de juros e controlando a liquidez global do sistema econômico.
   Existem alguns instrumentos da política monetária como: open market ( compra e venda de títulos da dívida pública), emissão de papel-moeda, reserva mínima obrigatória (percentual que os bancos comerciais devem reter junto ao Banco Central do Brasil), redescontos (empréstimos do Banco Central do Brasil aos bancos comerciais), regulamentação sobre o crédito e  taxas de juros e taxas de juros diretoras.




  A taxa de juros básica é um instrumento utilizado pelo Banco Central para manter a inflação sob controle. A medida que os juros caem, a população tem maior acesso ao crédito, consequentemente aumenta o consumo. Com o aumento da demanda pressiona os preços provocando inflação. Com a restrição ao crédito, ou seja, aumento da taxa básica de juros, a autoridade monetária inibe o consumo e os investimentos ficam mais caros, a economia desacelera e evita-se que haja alta nos preços impulsionando a inflação.





  Na política restritiva, a quantidade de moeda em circulação é reduzida, ou mantida estável, no sentido de arrefecer a economia e evitar o aumento de preços. Cuja restrição é feita se utilizando dos instrumentos monetários com aumento da taxa de juros, depósito compulsório, restrição ao crédito, compra de títulos (open market), para redução da base monetária, dentre outros meios restritivos.








Portanto, vimos que dispõe-se de vários instrumentos monetários para manutenção da economia e o controle inflacionário, cujo governo brasileiro tem se utilizado desses instrumentos constantemente para controle cambial e da inflação.


Referências bibliográficas

Apostila FGV Online – Introdução à Economia
WWW.bcb.gov.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário