sábado, 10 de setembro de 2011

As Organizações e a Responsabilidade Social


Introdução
     Esta atividade tem por objetivo explanar sobre a Responsabilidade Social Empresarial nas organizações contemporâneas, principalmente nas pequenas e médias empresas brasileiras e as limitações enfrentadas por elas na adoção destas práticas.
     Nas últimas décadas, principalmente a partir de 1980, a Responsabilidade Social Empresarial vem ganhando muito espaço no mundo corporativo. Trata-se de uma forma de gestão definida pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais se relaciona, e pelo estabelecimento de metas empresariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade. A RSE (Responsabilidade Social Empresarial) é um conjunto planejado de ações gerenciais internas e externas junto à comunidade, que tem como eixo a missão e a atividade da empresa.
     Quanto às ações gerenciais internas, elas constituem em formar um ambiente de trabalho saudável e propício à realização profissional. Com respeito às ações gerenciais externas, refere-se basicamente à adoção de um comportamento que ultrapassa as exigências legais. Pode ser notado, portanto, que a RSE está intimamente associada à ética. De fato, não há responsabilidade social sem ética, afinal, para construir bons relacionamentos com empregados e com a sociedade se exige, no mínimo, algum senso de ética e cidadania.

Possibilidades de adoção de práticas de responsabilidade social empresarial por negócios iniciantes, principalmente pelas pequenas e médias empresas

     A RSE é formada por adoções de práticas internas e externas à organização, cujas práticas internas que podem ser admitidas pelas pequenas e médias empresas estão relacionadas a gestão que respeite as regras  trabalhistas (CLT), que respeite e cumpra os direitos dos trabalhadores. Por exemplo, quando os salários são justos, pagos nas datas respectivas, e quando as férias são proporcionais às horas trabalhadas, será possível manter um bom relacionamento entre os empregados e a organização, criando um ambiente propício à realização pessoal e profissional.
     Quanto às medidas de adoção de práticas externas à organização, estão: investimento em processos produtivos e compatíveis com a conservação ambiental e a preocupação com a conservação do meio ambiente. Outra prática externa geralmente usada é o comprometimento com programas sociais. Entretanto, essa prática é mais difícil de ser adotada pelas pequenas e médias empresas, sendo assim aderida pelas empresas de maior porte (os motivos disso serão discutidos no próximo parágrafo).

Limitações enfrentadas pelos empreendedores

     Infelizmente, as pequenas e médias empresas sofrem algumas limitações quanto à adoção das práticas de RSE. Um dos motivos disso é pelo fato de os empreendedores não saberem utilizar seus recursos da maneira certa e no tempo correto (que, na maior parte das vezes, são limitados); contratar pessoas erradas (impossibilitando o pleno funcionamento das práticas internas); e, por fim, a perda de objetividade do empreendedor.
     Tudo isso ofusca a mente do empreendedor na hora de adotar as medidas de RSE, caracterizando-se como falta de habilidade gerencial. Por isso, à medida que o empreendedor cresce, é preciso estruturá-lo por meio das habilidades de gestão, tornando-o apto a lidar com os seguintes desafios: limitação das estratégias de negócio viáveis; crescente complexidade administrativa (principalmente ao passar pelo seu quarto estágio, o de maior ganho potencial, a Decolagem); e, finalmente, saber lidar com sua própria personalidade.

Principais práticas de RSE seguidas no Brasil – ferramentas e metodologias

     No contexto brasileiro, a Responsabilidade Social Empresarial se centraliza na alocação voluntária de recursos privados, para buscar retorno alternativo de inclusão social e influenciar nas políticas públicas, organizações e universidades. Por exemplo, os incentivos fiscais voltados a projetos privados de inclusão social contribuem para que práticas efetivas de responsabilidade social se constituam em verdadeiras ações voltadas à melhoria das condições sociais daqueles que direta ou indiretamente estão envolvidos com as ações empresariais.
     Uma das medidas de RSE ligadas aos incentivos fiscais é o PROUNI, Programa Universidade para Todos. Trata-se de um programa do Governo Federal que visa promover o acesso ao ensino superior mediante a concessão de bolsas de estudo em Universidades particulares ou filantrópicas. A instituição que aderir ao PROUNI terá a isenção de alguns impostos e contribuições, tais como do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica; da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido; da Contribuição Social para Financiamento da Seguridade Social; e da Contribuição ao Programa de Integração Social.
     Entretanto, a adoção dessas práticas exigirá dos empresários brasileiros uma postura bastante diferente da imagem tradicional, afinal, existem alguns aspectos econômicos e culturais que não contribuem para o desenvolvimento da RSE no Brasil. Entre eles, estão: a informalidade na economia; a baixa qualidade da mão de obra; a cultura do imediatismo; e o autoritarismo disfarçado nas relações de trabalho.

Exemplo de empresa que, declaradamente, adota a RSE
 
     Uma empresa brasileira que é referência internacional na adoção de práticas de RSE é a Petrobras. Em sua Política de Responsabilidade Social, a companhia passou a reunir diretrizes específicas nas áreas de gestão integrada, desenvolvimento sustentável, direitos humanos, diversidade, trabalho decente, investimento social sustentável e compromisso da força de trabalho. A Petrobras divulga sua política de Responsabilidade Social visando atingir o desafio de ser referência internacional em responsabilidade social na gestão dos negócios, contribuindo para o desenvolvimento sustentável. Entre algumas das ações que integram sua política, estão: respeitar e apoiar os direitos humanos; respeitar a diversidade humana e cultural de sua força de trabalho e dos países onde atua; apoiar a erradicação do trabalho infantil, escravo e degradante na cadeia produtiva do sistema Petrobras, entre outros.

Tamanho e setor de atuação dessa empresa

     Líder do setor petrolífero no Brasil e a segunda no mundo, perdendo apenas para a americana Exxon Mobil. A Petrobras é a maior empresa do Brasil e a oitava do mundo em valor de mercado. Está presente em mais de 28 países, atuando nas atividades de exploração e produção de petróleo, refino, comercialização, transporte, petroquímica, distribuição de derivados, gás natural, biocombustíveis e energia elétrica. Trata-se de uma sociedade anônima de capital aberto, tendo como acionista majoritário o Governo do Brasil.

Posição dessa empresa no ranking de seu respectivo setor

     A Petrobras ocupa o primeiro lugar no ranking de seu setor. De acordo com Prêmio Folha Top of Mind (outubro/2009), é “a empresa mais lembrada na categoria combustível”. A Petrobras está em primeiro lugar na pesquisa da Market Analysis, instituto de pesquisa de mercado e opinião pública, em seu resultado do Monitor de Responsabilidade Social 2007, realizado anualmente no Brasil pela empresa. A Companhia é citada como "empresa-exemplo" com 10,8% dos 800 entrevistados nas oito principais capitais brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Salvador, Porto Alegre, Curitiba e Brasília.

Conclusão

     Por meio desta breve análise da Responsabilidade Social Empresarial, de suas práticas, métodos de adoção e exemplos de empresas, pode ser percebido a importância que ela tem no mundo corporativo competitivo atual. Ao que tudo indica a RSE não se trata de um modismo passageiro, mas um modelo de gestão que ganha espaço a cada dia. Por isso, ela merece atenção redobrada dos empreendedores e organizações de sucesso.

Referências bibliográficas
http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=9864 – Breve análise das práticas de Responsabilidade Social Empresarial e a concessão de incentivos governamentais em âmbito federal.

http://www2.petrobras.com.br/portal/responsabilidade.htm - Política de Responsabilidade Social da Petrobras


Prêmio Folha Top of Mind (outubro/2009)

DEZORZI, Marluce. Responsabilidade social empresarial: uma filosofia que autentica a gestão socialmente responsável. Disponível em: http://www.responsabilidadesocial.com/article/article_view.php?id=744

SILVEIRA, Maria do Carmo Aguiar da Cunha . O que é responsabilidade social empresarial? Fortaleza, fev. 2003 Disponível em: <http://www.sfiec.org.br/artigos/social/responsabilidade_social_empresarial.htm>

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