segunda-feira, 9 de maio de 2011

O Papel dos Gerentes nas Organizações


O objetivo desta atividade é demonstrar o papel dos gerentes nas organizações contemporâneas, expondo suas tarefas desenvolvidas, habilidades e competências.




O gerente desempenha várias atividades dentro de uma organização, pode-se mencionar sua atuação estratégica nas empresas. O gerente tem como função mediar conflitos ou contradições, quando houver; liderar, difundir valores a serem compartilhados pelos colaboradores na organização, além do comprometimento estratégico, “pró-atividade” e adaptação a contingências. “Assumir diferentes responsabilidades e atribuições, atuando de acordo com as políticas da instituição da qual faz parte”.  Tomar decisões com autoridade, dirigir, controlar, contratar pessoal, planejar e coordenar. Descentralizar a tomada de decisões, orientar, educar e motivar, respeitando as peculiaridades de cada indivíduo que compõe a equipe. “ As empresas cada vez mais delegam responsabilidades aos seus colaboradores, antes limitadas a dirigentes e técnicos, hoje há a participação de funcionários de nível hierárquico mais baixo, como pessoal de apoio, além de grupos interno e externo”. “ Informações antes tratadas de forma cautelosa, restrita e até mesmo confidencial passam a ser divulgadas amplamente no meio organizacional, tornando-se acessível a todos funcionários, além do pessoal externo”.
Agir com autoridade e perspicácia para não sobrepor interesses particulares ao da empresa. Tal situação vivida por mim recentemente ao acumular dois cargos de gerente na empresa onde trabalho, um deles, gerente de produção provisoriamente, mas tal função exigiu muito, tendo em vista que os setores de produção estavam sob responsabilidade apenas de líderes de setor, ali havia muitos “vícios” de produção, e inicialmente houve resistência muito grande dos colaboradores que ali trabalham, ao perceber que não seguiam a um planejamento de produção adequado, passamos a orientá-los da importância do comprometimento e de assumir suas responsabilidades correlacionadas às suas funções, como organização, otimização da produção, enfim, após orientá-los, treiná-los e explicar quanto aos objetivos da empresa e a necessidade de mudanças em nosso comportamento, observa-se que houve uma melhora produtiva, na organização; clientes que visitam a fábrica elogiam sobre as melhorias da empresa no que tange ao ambiente de trabalho e quanto ao cumprimento de prazos de entrega aos seus parceiros comerciais. Mesmo entregando a Atividade Individual com atraso, estamos pontuais com a produção e sobre tudo com nossos clientes.

O gerente deve buscar desenvolver novas habilidades na equipe; oferecer cursos e mecanismos para aperfeiçoamento técnico de seus membros, dar-lhes treinamento contínuo e orientá-los constantemente quanto a integração e a importância para a organização do trabalho em equipe. Aperfeiçoar-se e atentar-se quanto as mudanças no mercado mundial e sempre buscar o desenvolvimento pessoal e de sua equipe para que  situações cotidianas sejam momentos de aprendizagem.



Observa-se que após pesquisa à ciência aplicada, os gestores desenvolvem habilidades que são aplicadas no desenvolvimento organizacional, cujas habilidades e tarefas se fundem, tendo em vista que as duas exigem liderança, dinamismo, controle, autoconfiança e iniciativa.



Referências bibliográficas

MARIANA,Lima Bandeira; ANTÔNIO,Luiz Marques; CLÉA,Martha Quaresma do Santos. Líder ou gerente: eis a questão. In: Reflexões sobre o papel gerencial: um perfil modernizador. UFMG. S/D. Disponível em :http://www.geocities.com/hollywood/studio/1554/artigos/artigo01.html. Acesso em 23 fev 2005.

MOTTA, P. R. O alvo do aprendizado: todos os gerentes como dirigentes de alto nível. In:______. Transformação Organizacional: a teoria e prática de inovar. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2001. Disponível em: <http://www.fadepe.com.br/restrito/conteudo/gto_funcao_ger_mundo_conteporaneo.doc>. Acesso em: 04 abr. 2008.

SOUZA, Afonso. Coaching muda o estilo do gerente. Disponível em: <http://www.rhportal.com.br/artigos/wmprint.php?idc_cad=3dkkxmtku>. Acesso em: 08 jan. 2008.








Nenhum comentário:

Postar um comentário